O que é realmente o bem estar dos animais de estimação?

Esta é uma pergunta para qual a resposta é um pouco controvérsia, até porque, o que eu acho que é tratar bem, você pode achar que é uma coisa completamente diferente, mas uma coisa eu tenho a certeza; Ambas as respostas terão que convergir para uma coisa: Não causar sofrimento. No entanto muitos de nós, que temos animais de estimação, e que tanto os amamos, ás vezes fazemos coisas que sem nos apercebermos, não se enquadram nesta convergência. Um exemplo flagrante desta afirmação é a pratica enraizada de se cortar a cauda a certas raças de cães. já para não falar do mal que se faz com a manipulação das próprias raças, que um veterinário mais esclarecido poderá confirmar, desde a deslocação das vértebras, dos chamados cães salsicha "Basset"entre outros problemas como a displacia coxofemural das ancas de outras raças,o resultado das diversas manipulações genéticas. Será que a cauda nos cães não é mesmo necessária?
Claro que é necessária. Uma das funções da cauda é o equilíbrio para uma melhor performance na mudança brusca de direcção, quando em corrida. Outra das principais funções, é a  comunicação, os cães comunicam muito pela expressão corporal, a cauda é um meio auxiliar de comunicação entre eles.  É  uma opção pessoal, mas se realmente não gosta de o fazer sofrer,  pondere bem antes de cortar a cauda ao seu animal.
Todos nós sabemos que eles acabam por se habituar a viver sem ela, mas nós como seres de inteligência superior, deveríamos pensar que todos os animais tem as suas necessidades básicas, e não as estarmos a suprimir só porque ficam mais bonitos aos nossos olhos. Acredito que aos olhos deles não faça o mesmo efeito que a nós. Outro dos flagrantes mais usuais é a mania que nós seres humanos temos de meter pássaros em gaiolas ou mesmo cortar-mos as próprias asas, para depois os podermos admirar. Pensem bem se não seria muito mais agradável ver as aves no seu meio natural alem de eu ter a certeza que elas seriam muito mais felizes vivendo em liberdade. Mais uma vez, neste caso castramos um dos princípios básicos da existência da vida dos animais. Eles nasceram com asas para poderem voar livremente.Se pensarem bem, Será que você gostaria de viver a sua vida toda numa cela minúscula onde só pudesse andar dois metros para cada lado? Isto são os princípios mais básicos, com que todos os animais nascem, ao os tirar-mos  estamos a tirar toda a felicidade que eles poderão ter na sua curta existência. Há quem me pergunte, então nessa ordem de ideias a esterilização também é um mal que se faz aos animais? De certa forma eu também considero que sim,  mas como essa pratica é consequência dos actos que foram praticados por nós ao longo dos anos com a domesticação e consequentemente eles ao viverem junto aos humanos, não tem predadores naturais, para que o ritmo normal da natureza prossiga. Por essa razão nós como seres de inteligência superior somos responsáveis por eles e consequentemente pela sua superpopulação. Ao se realizar um acto tão radical como a esterilização, alem da mutilação, estamos também a protege-los para que não venham a sofrer á posterior. Medindo bem entre consequência, beneficio é mais que provado que os benefícios são muito superiores ás consequências, pois esta pratica como está provado cientificamente, alem dos danos que causa também traz grandes benefícios de saúde.
Dei aqui alguns exemplos de actos, que são realizados por muita gente, mas existem muitos mais para o qual poucos estão sensibilizados.  Alguns não lhes passa pela cabeça estas coisas, mas existe muito boa gente, que até estão bem informadas, só que o lucro está em primeiro lugar. Cabe-nos a nós ter-mos o bom senso para evitar que tais actos,  aconteçam com mais frequência. Consideramos-nos seres de inteligência superior, Comportemos como tal.

Nota: Este texto não tem como intuito criticar minguem e muito menos criadores  de raças puras, pelo qual tenho o maior respeito e afecto, pois sei a dedicação que tem pelos animais que criam, e estaria a ser muito injusto com a maior parte deles,até porque sei que existem alguns que investem muito dinheiro no estudo genético para erradicar esses defeitos e até certo ponto eu próprio não poderei estar  isento de culpa porque, embora tente fazer os possíveis para que os meus animais se sintam bem, nunca poderei atestar com toda a certeza que não estou a fazer algo errado, e sei que os melhores criadores  o fazem por amor á raça e não obtém grande lucro disso, ao contrário doutros pseudocriadores e as " Puppy Mills" que trocam o lucro fácil pelo sofrimento dos animais. Servirá talvez para esses, e de reflexão, ou para pessoas menos esclarecidas e a outros que maltratam os animais das mais diversas maneiras, mas quanto a isso talvez venha a escrever qualquer coisa noutra altura
.

" A PROTEÇÃO AOS ANIMAIS FAZ PARTE DA MORAL E DA CULTURA DOS POVOS "
" Vitor Hugo "

Sem comentários:

Enviar um comentário