Quem são os verdadeiros culpados dos comportamentos perigosos dos Cães?

Existem muita gente que tem cães com comportamentos indesejados e perigosos, e muitos desses comportamentos  foram adquiridos porque, seus donos sem o saberem, treinaram os animais para isso. É um problema que acontece frequentemente, por diversos factores, O principal é pelo desconhecimento completo da compreensão do animal que decidiram levar para sua casa. Como não podemos obrigar toda a gente que decide ter um Cão, a perceber o comportamento Canino. Na minha opinião pelo menos quem quisesse ter um animal para guarda ou um animal com uma certa pujança física, deveria ser obrigado a fazer um teste de aptidão, e para quem apenas quer um animal para companhia devia-se pelo menos tentar ter mais um bocado de percepção do que é aquele ser que ali está. Existe uma clara falta de divulgação pelas entidades competentes de como se deve lidar com a obtenção de um animal domestico, e consequentemente com a sua educação e trato. por isso a maior parte das  pessoas, decidem ter um animal de estimação,porque um filho pedia, ou porque são muito queridos quando pequenos, e sem para isso estarem minimamente esclarecidas dos principais deveres para com eles e  também para com as outras pessoas que os rodeiam.
Por experiência pessoal, sei que a maior parte dos detentores de cães não fazem a menor ideia de como funciona a mente deles, e como nós humanos somos por natureza paternalistas, temos tendência para fazer uma ideia muito poética e consequentemente errada em relação a estes nossos amigos. É muito comum ouvir um dono dizer que seu cão percebe tudo o que o que lhe dizem, e a verdade é que embora os Cães sejam bastante inteligentes, não percebem a nossa linguagem, mas sim fazem um grande esforço, e são exímios a assimilarem todos os nossos hábitos quotidianos e gestos, Juntamente com o som que emitimos ao falar-mos com eles. também é comum, em donos menos esclarecidos, querer que seja o animal a se adaptar a eles quando deveria ser precisamente o contrário
As pessoas tem que começar a perceber que os cães descendem dos lobos, e que embora o cão tenha sido dos primeiros animais a serem domesticados, eles tem comportamentos adquiridos dos mesmos, por processos filogenéticos, e é irrealista querer que eles pensem da mesma maneira que os humanos, alem disso temos que ter atenção a ontogenia e ao meio em que o animal está inserido.O que quero dizer é que, para se evitar todo este circo mediático que existe sempre que uma pessoa é atacada por certo tipo de cães, e  a morte dos mesmos, em consequência de leis que foram feitas á pressa para colmatar as más politicas existentes anteriormente ou a falta delas, com outras que, a meu ver ainda é pior que a situação anterior, devia-se pensar seriamente, em erradicar os maus tratos a animais e a falta de esclarecimento em que vivemos actualmente. As associações, amigas dos animais já fazem um trabalho formidável, na sensibilização e adopção de animais de companhia, mas não podem controlar tudo porque qualquer pessoa facilmente tem acesso a um animal ou á sua criação, sem para isso estar minimamente habilitado. a Lei actual é completamente ineficaz e é direccionada mais para o sacrifício dos animais do que no controlo dos actos dos seus donos, enquanto assim se mantiver continuarão a haver casos de maus tratos e de animais abandonados e desequilibrados, porque eles espelham o comportamento dos seus donos que não tiveram a informação e o devido controlo de quem recebe o dinheiro dos nossos impostos, para que vivamos numa sociedade Segura e equilibrada.

"Eu sou a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos. Essa e' a proposta de um ser humano integral." - Abraham Lincoln (Presidente Americano)

Sem comentários:

Enviar um comentário